O desafio: falar sobre os avanços ao tratamento de Asma Grave considerando as limitações para comunicar pharma
Foi um dos primeiros grandes cases que enfrentei no meu atual trabalho: divulgar ao público a disponibilidade de um tratamento mais avançado para Asma Grave, recém‑disponibilizado pelo SUS em 2021. As restrições eram claras – não podíamos mencionar o nome do medicamento nem detalhar seu mecanismo em peças publicitárias.
Para uma agência de PR, habituada a disseminar mensagens por imprensa e influenciadores, o desafio adicional foi estruturar identidade e mensagens proprietárias, criando uma campanha que também pudesse contar com apoio de mídia paga.
Concluímos – com a colaboração entre os times de atendimento, digital, criação e planejamento – que a ideia central seria colocar como protagonista o paciente que vivencia a qualidade de vida proporcionada pelo novo tratamento.
Ele poderia traduzir, em linguagem simples e direta, o significado de ter um tratamento imunobiológico disponível: a possibilidade de manter rotinas sem limitações.
Com liberdade.
Se tínhamos o desafio de sensibilizar os milhões de brasileiros que convivem com a Asma Grave no Brasil, acabamos chamando a atenção também de médicos, familiares e outras pessoas que podem descobrir tal condição (sua ou em alguém próximo) no futuro.
Respire Liberdade foi o primeiro ato
Inicialmente desenhada para ser uma campanha de 3 meses, Respire Liberdade trouxe para o centro da discussão a qualidade de vida possível ao portador de Asma Grave.
O tema escolhido também falava diretamente com o que todos estávamos vivendo naquele momento: muitos ainda estavam recolhidos em casa, diante do aumento de casos e mortes causados por um vírus que atacava justamente o sistema respiratório.
Utilizando pacientes conhecidos do grande público e – por conta do contexto pandêmico – outros influenciadores sensíveis ao tema, a campanha disseminou-se também pela imprensa, redes sociais e acabou renovada por mais tempo, levando a novos desdobramentos até o final do próximo ano.
O sucesso ampliou a participação da agência nos projetos do cliente: o escopo de trabalho cresceu, permitindo a criação de campanhas para outras áreas e a primeira campanha institucional em anos da empresa (contada em outro link deste site).

A pauta chegou a programas de televisão, artigos de imprensa e redes sociais, gerando cerca de 200 matérias sobre Asma Grave e seu tratamento, alcançando dezenas de milhões de pessoas nos meses de veiculação.
Registrou‑se ainda taxa de 99 % de sentimento positivo nas postagens e engajamentos sobre o tema nas mídias sociais.
E um reconhecimento importante do mercado: o case foi finalista do Troféu Jatobá 2022.
Um sucesso medido em mídia espontânea e engajamento com o tema.

Alguns dos big numbers:
50 milhões
Alcance estimado das matérias, publicações de influenciadores e campanha digital
200
matérias espontâneas
na imprensa
+100.000
engajamentos com o
perfil oficial da campanha
+12 meses
Extensão da campanha com com novas mensagens inclusas, devido ao impacto inicial.
99%
sentimento positivo em publicações e postagens sobre a campanha
< R$ 890 mil
investimento total, entre produção e mídia paga em todo o período.