O desafio: evidenciar a presença de uma marca que não fala muito de si
Como parte da expansão de escopo conquistada ao longo dos anos com este cliente, recebemos o pedido de uma campanha institucional para a comemoração dos 115 anos de Brasil.
Era necessário que exaltássemos a presença da companhia em frentes importantes de tratamentos desenvolvidos e distribuídos no país: um especial olhar para avanços nas áreas de tratamentos respiratórios, oncológicos e a sua histórica contribuição para a imunização e o tratamento para HIV.
Contudo, estávamos falando sobre uma marca que institucionalmente não estava acostumada a falar de si. Muitas destas histórias seriam contadas pela primeira vez ao público.
Para completar, não iríamos dispor de uma verba para uma grande campanha de mídia paga. Os esforços de produção e disseminação teriam que ser cuidadosamente pensados.
Este foi o ponto de partida para começar a desenhar uma estratégia criativa.
O insight: presente desde os primeiros dias de vida até o fim.
Ao pensar um pouco sobre as áreas de atuação no país, encontramos uma empresa que entra na vida do paciente logo nos seus primeiros dias de vida, com os imunizantes que são aplicados logo após o nascimento. Ela permanece em contato ao longo do desenvolvimento do brasileiro e passa a ter um papel determinante para a qualidade de vida de condições de saúde que requerem atenção especial. O “até o fim” fica como uma conclusão óbvia, que procuramos atenuar na comunicação. Acabamos optando – como nos contos infantis – pelo termo “para sempre”. E aí ganhamos uma outra camada para falar da presença: nos tratamentos do amanhã e no futuro da medicina.
Com o mote GSK, presente na vida dos brasileiros desde os primeiros dias… E sempre, idealizamos Juntos Pela Saúde, uma série de conteúdos para contar um pouco desta história:
- Uma websérie em quatro episódios para falar sobre tratamentos de hoje e do amanhã sob a perspectiva de médicos e pacientes.
- Podcasts com porta-vozes da empresa e participação em projetos especiais de conteúdo desenhados para a Rádio CBN.
- Investimento em mídia digital para trazer telespectadores e ouvintes para o conteúdo.
- E, claro, o que conseguíssemos de mídia espontânea com a imprensa e outros influenciadores.

Mesmo com uma verba limitada para alcançar grandes públicos, falamos com milhões de pessoas. Mas a parte impressionante foi o engajamento: um quarto dos impactados engajaram com a campanha: quase 8 milhões de engajamentos contabilizados.
Além de obter algum destaque na imprensa, o case da campanha Juntos Pela Saúde foi finalista do Troféu Jatobá 2024.
O resultado: muito engajamento com uma campanha institucional

Alguns dos big numbers:
30 milhões
Alcance estimado das matérias, publicações e mídia
7,8 milhões
Engajamentos com
a campanha (25%)
R$ 0,01
Custo por ação
da campanha.
4,2 milhões
Views nos episódios
da websérie
9
matérias espontâneas na imprensa (comunicação e saúde)
< R$ 500 mil
investimento total, incluindo
produção e mídia paga.