Uma parceria com momentos diferentes, mas uma história coerente para contar
Em 2015, fui procurado pela então pouco conhecida Enel Brasil, empresa que estava realizando o rebranding de duas operações de distribuição de energia elétrica – no Ceará e no Rio de Janeiro – e que desejava construir uma narrativa de inovação.
Naquele ano, a empresa lançou dois assets: um projeto de Casa do Futuro idealizado por crowdsourcing e o patrocínio à Expo de Milão. Minha missão era explicar ambos os projetos e gerar interesse.
Depois de um primeiro projeto que combinou branded content em podcasts e sites, obtivemos alcance e engajamento que surpreenderam os executivos da empresa.
Esse sucesso ampliou a parceria, permitindo que, entre 2015 e 2019, fossem desenvolvidas outras iniciativas envolvendo planejamento, criação de conteúdo, amplificação digital e relacionamento com influenciadores.
A percepção de que a Enel investia fortemente em inovação contribuiu para o crescimento de sua participação no mercado brasileiro.
Apresentando a empresa e os projetos
No início da relação, a marca ainda era desconhecida fora de suas áreas de atuação locais, e os projetos apoiados não tinham apelo massivo. Foi necessário criar comunicações completas que apresentassem a empresa e despertassem interesse por eventos e novidades, mostrando a conexão entre energia e inovação.
O primeiro conteúdo trouxe, a um público qualificado, a Expo de Milão (2015) e o projeto “Casa do Futuro” em Niterói. Ambos compartilhavam a visão de um amanhã otimista, onde a inovação resolve desafios atuais.
Essa narrativa guiou os projetos subsequentes: o patrocínio não servia apenas para aparecer, mas para ajudar a construir um futuro melhor.

E intensificando a agenda nos anos seguintes
Após os eventos de 2015, assumi, por meio da minha consultoria, a manutenção dos canais nas redes sociais das duas distribuidoras (2016). Em seguida, desenvolvi projetos de amplificação de conteúdo que aproveitava o tema dos Jogos Olímpicos no Rio e outras iniciativas de inovação local.
Em 2017, criei um plano de divulgação e conteúdo produzido in loco (Buenos Aires e Berlim) para o patrocínio global à Formula E.
Nos anos seguintes, participei da produção de conteúdo para o programa “Enel Focus On”, que reuniu influenciadores globais em São Francisco (2017), Bucareste (2018) e Milão (2019).
Também desenvolvi materiais sobre a chegada dos carros elétricos ao Brasil e sobre smart cities (2018).


Uma história de inovação que foi bem contada.
É claro que comunicar alguns dos projetos que a empresa tocou ao longo dos anos não é tudo – mesmo sendo mais de uma dezena projetos especiais de conteúdo planejados e divulgados com centenas de peças produzidas entre vídeos, podcasts, artigos e posts para redes sociais – mas é possível reconhecer a sua importância em outros milestones atingidos pela companhia no país naqueles anos: a empresa acumulou prêmios de inovação e sustentabilidade da indústria, desbancando nomes como Natura e Samsung entre 2015 e 2019.